sexta-feira, 27 de abril de 2012

"Mulheres inteligentes, relações saudáveis", de Augusto Cury

Ficha técnica

Título: Mulheres inteligentes, Relações saudáveis - O livro que toda mulher deveria ler antes de se relacionar.
Autor: Augusto Cury
Editora: Academia
Numero de páginas: 172
Gênero: Auto-estima, psicologia aplicada.

Sinopse (retirada do próprio livro)

   Em Mulheres inteligentes, relações saudáveis, Augusto Cury apresenta uma fantástica análise sobre a mulher, suas emoções, reações, seus medos, anseios e desejos. O autor identifica quatorze tipos de mulheres, dentre as quais, analíticas, contemplativas, impulsivas, dependentes, autoritárias, trazendo o lado positivo e negativo de cada comportamento.
   Cury afirma que cada mulher, através de uma autoidentificação e uma reflexão ponderada, pode transformar-se, deixando a culpa e a autopunição de lado e recuperando a autoestima e a saúde emocional. O livro aborda também outros temas muito presentes no universo feminino - como o ciúme, o medo da perda, o excesso de trabalho e os padrões tirânicos de beleza.
   As mulheres vão conhecer as leis fundamentais das relações saudáveis e os erros capitais de uma relação doente e aprender a transformar suas atitudes através do autocontrole dos pensamentos e das emoções.
   Ao final de cada capítulo, Cury presenteia os homens com frases-conselhos, que os farão refletir sobre as mulheres de sua vida (namoradas, esposas, filhas, mães, amigas...) para - juntos - construírem uma história de amor singela e inteligente.

Minha opinião

   É um livro que ajuda a organizar nossos pensamentos e que dá bons conselhos de como manter uma relação saudável com todas as pessoas que convivemos (namorados, conjugues, filhos, pais, chefe, amigos...). 
   Uma leitura agradável, de fácil entendimento e rápida. O livro possui apenas 169 páginas e é tão gostoso e interessante que é possível lê-lo em um final de semana.
   Augusto Cury, transmite nesta obra o sentimento de esperança. Sentimos que é possível redefinir nossas metas/ideais, mudar atitudes/pensamentos e reescrever nossa história, sendo autores de nosso próprio destino (pelo menos, de uma parte dele).
   O livro é dirigido às mulheres, como o próprio título sugere, mas acredito que tanto homens como mulheres podem se identificar com muitos dos assuntos abordados nele e por isso, tomo a liberdade de dizer que a frase na capa do livro; "O livro que toda mulher deveria ler antes de se relacionar", deveria mudar para " O livro que todos (mulheres e homens) deveriam ler antes de se relacionarem". Eu indico...

Algumas frases e trechos do livro

"As mulheres são tão admiravelmente complexas que o dia que você achar que conheceu uma mente feminina desconfie do seu sexo..."

"Cada mulher é um mundo insondável a ser explorado, uma pérola viva no teatro da existência, um universo de emoções e pensamentos".

" O primeiro passo para alguém se reconstruir é se descobrir".

"O amor se cultiva, o amor se lapida, o amor se estimula. O amor morre, mesmo sendo real. E ainda renasce, mesmo estando morto. O amor não é genético, não se nasce sabendo amar, você aprende a amar".

Sobre o autor

2 comentários:

  1. Adoreii, adoro os livros de Augusto Cury !!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do resumo, mas acho que devia ser um pouco mais abrangente, ou seja, o resumo foi muito breve, mas poderia transmitir melhor o que se pode encontrar dentro do livro.

    ResponderExcluir