quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"O caminho do poço das lágrimas", André Vianco

Ficha técnica

Título: O caminho do poço das lágrimas
Autor: André Vianco
Ilustrações: Lese Pierre
Editora: Novo Século
Número de páginas: 199
Gênero: Ficção. Literatura brasileira

Sinopse (Retirada do próprio livro)

   Você está preparado para cruzar O Caminho do Poço das Lágrimas? Naquela manhã, Jonas, Ingrid e Bosco não estavam quando despertaram subitamente em frente a uma sombria passagem de pedras, enveredando por uma floresta escura e fria. O trio voltava de uma viagem de final de semana quando o pai, Jonas, acabou errando o caminho. Agora, perdidos, Bosco - o caçula - tem sede; Ingrid tem pressa; e Jonas, tem medo. Medo de explicar aos filhos como foram parar diante do caminho do poço das lágrimas, medo de não ter tempo, medo de estar fazendo tudo errado em sua vida. O Caminho do Poço das Lágrimas, escrito por André Vianco e ilustrado por Lese Pierre, vai conduzir o leitor numa jornada tocante e inesquecível. 

--------------------------------------------------------

   - Não me lembro daqui - disse Ingrid. - Na verdade... eu nunca passei por aqui na minha vida.
   - E sabe o que me deixa mais triste, mana? É que eu tô morrendo de sede e até agora não vi uma venda e também não vi lugar nenhum onde pudéssemos tomar água. Já estou ficando doido.
   - Vamos andar. Ainda não chegamos. Quando chegarmos, teremos água, comida, conforto, tudo isso.
   - Você está falando isso desde que entramos o carro, pai. Não quer parar nunca. Parece que não curte ficar com a gente!
   - E a mamãe? Por que ela não ligou? Por que não pede pra ela vir buscar a gente?
  Jonas não sabia o que responder para a filha. Não queria mentir, mas também não queria contar a verdade, que ainda era nebulosa em sua mente e, com toda certeza, soaria sombria aos filhos.

---------------------------------------------------------




Minha opinião

   Eu confesso não conhecer a obra de André Vianco e apenas comprei O Caminho do Poço das Lágrimas porque, para fechar um pedido promocional eu precisava escolher um livro e esse, após breve pesquisa na internet, foi o único entre tantos que me chamou a atenção.
   O Caminho do Poço das Lágrimas é narrado em forma de fábula; uma fábula gótica, e toda sua trama gira em torno de três personagens; Jonas (pai), Ingrid (filha) e Bosco (filho). O livro começa exatamente assim: "Era uma vez três pessoas que viajavam por uma estrada escura. O trio adormece e nossa história começa justamente quando um deles desperta, abrindo os olhos depois de uma noite de sono agitado." A partir desse ponto, entramos em um mundo estranho e perigoso, confuso e fantasioso e somos levados a desvendar; por meio de metáforas envoltas em cânticos infantis, os mistérios quem rondam o trio protagonista da trama. Reflexões acerca da morte e a forma como vivemos atualmente são inevitáveis após a leitura do livro.
   Este livro me chamou a atenção por dois motivos: a bela capa (Capas de livros me fascinam tanto quanto suas histórias) e o resultado de minha pesquisa na internet; muitos elogios ao autor e sua obra em geral e, uma equilibrada divisão de opiniões - entre bom e ruim - nas resenhas de O Caminho do Poço das Lágrimas. Elogios e criticas atiçaram minha curiosidade e por fim, decidi ler o livro e tirar minha própria conclusão sobre ele.
   Minha conclusão? - Me senti tão confusa quanto os protagonistas da trama no início da história e quando me encontrei dentro do mundo escrito por Vianco, achei ele desinteressante e muitas vezes cogitei largar a leitura e, só não fiz isso porque minha mania de terminar tudo que começo e a esperança de surgir algo "revelador" não me permitiram. E não é que esse "algo" surgiu?! - Lá no último capítulo a história termina diferente daquilo que imaginei...e isso salvou um livro previsível, com clichês, diálogos fracos e infantis de  ser decepcionante. Digo; a revelação final, as belíssimas ilustrações de Lese Pierre (eu adoro desenho), a canção do poço das lágrimas (canção descrita na trama) e a mensagem acerca do amor que nos leva a refletir sobre a vida, impedem a obra de ser decepcionante. No mais, creio que um autor com tantos elogios (repito: desconheço as obras de André e me baseio somente em minha pesquisa rápida na internet), tendo em mãos um tema tão promissor, poderia ter escrito uma história melhor e eu deixo a critério de vocês ler ou não O Caminho do Poço das Lágrimas. Eu não cogito ler novamente.

A canção do poço das lágrimas

"Quando estivermos naquele lugar
Eu vou te dar a mão pra caminhar
Por uma trilha estranha vamos passar
E nenhuma vez sua mão eu vou soltar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Toda a distância que vai surgir
Só vai... aumentar o que eu sinto por ti.

Quando aos portões a gente chegar
prometa não ter medo e nem mesmo chorar
porque eu jamais, jamais vou te abandonar
Nem mesmo que as formigas queiram te levar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Toda a distância que vai surgir
Só vai... aumentar o que eu sinto por Ti.

Quando aos portões a gente chegar
prometa não ter medo e nem chorar
porque eu jamais, jamais vou te abandonar
Nem mesmo que o porteiro não me deixe passar.

Quando a dona aranha nos encontrar
Lembre que ela sempre vem pra nos carregar
porque todo mundo tem uma hora de partir
E pelo poço das lágrimas nos vamos passar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Porque eu te quero e nunca vou te abandonar
Porque eu te amo e jamais, jamais isso vai mudar."

Sobre o autor

André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo/SP, e criado em Osasco. Adotou Vianco como seu sobrenome artístico em homenagem a cidade de Osasco, derivando da rua Dona Primitiva Vianco. Suas obras sobrenaturais misturam terror, suspense, fantasia e romance e geralmente envolvem o tema vampiros.
  
Wikipedia
Blog do Vianco
Página oficial do autor



2 comentários:

  1. Oi, Nise.
    Não conheço a obra dele, mas também ouvi elogios. Que pena que esse livro não é tão bom. A capa é linda mesmo e a sinopse faz parecer bem interessante. Ao menos se salvou no final.
    Adoro desenhos também e costumava desenhar.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia.
      Sim, "ainda bem" que se salvou no final e uma pena que o primeiro livro que leio do autor não tenha me agradado, pois fiquei receosa de ler outros livros dele...
      Legal saber que adora desenhos. Eu desenho quando o tempo me permite, gosto muito...ainda posto alguns de meus desenhos aqui no blog(mais uma coisa em comum entre nós duas).
      Bjs

      Excluir