quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Laços de Amizade - As primaveras de uma vida", Cássia G. Montouto



Ficha técnica

Título: Laços de Amizade - As primaveras de uma vida.
Autor: Cássia G. Montouto
Editora: Produção independente (Não tem editora)
Número de páginas: 173
Gênero: Romance

Sinopse (Retirada do próprio livro)

   Clara é uma jovem musicista, bolsista, que mora há quatro anos na cidade de Amsterdam. Perdeu o pai ainda na adolescência, o qual considerava uma grande referência em sua vida. Clara alimenta uma paixão imensa pela música e pela instrumentalidade da arte em transmitir seus sentimentos mais profundos.        Apaixona-se por Guilherme e juntos vivem uma linda história de amor, na cidade onde a primavera encanta os olhos de quem a vê. Por traçarem metas distintas, Clara e Guilherme acabam se separando com a vinda da garota para o Brasil.
   Clara divide seus sonhos e compartilha sua vida desde sua ida à Holanda, com Júlia, que se torna sua melhor amiga. Juntas vivem momentos inesquecíveis na Europa e no Brasil, na pequena cidade de Holambra, onde Clara nasceu.
   Mas, o destino traz à Clara uma infeliz notícia e uma surpreendente missão. Tocar os corações daqueles que mais amou. Clara assim fez, tocando o coração do mundo.
   A partir de então, o suspense, a emoção, a magia e o encontro de Clara com sua própria essência faz com que Laços de Amizade – As primaveras de uma vida, toque também o seu coração.

Minha opinião

   O livro "Laços de Amizade - As primaveras de uma vida" é um romance escrito em 3ª pessoa, que narra a história de vida da jovem musicista Clara; uma menina meiga, carinhosa e apaixonada, que ama sua família, amigos e noivo, e, vive angustiada com a incerteza de seu futuro, uma vez que as primaveras da vida lhe pregam desagradáveis peças e belas surpresas.

   Este livro me fez lembrar os romances de Nicholas Sparks. Para quem não conhece; as obras de Sparks são sempre repletas de drama e é quase impossível EU não chorrar lendo. A autora tem uma forma de escrever bem diferente a de Nicholas, mas a trama, por vezes triste e o final surpreendente (surpreende mesmo), de "Laços de Amizade", me remeteram a lembrança dos romances de Nicholas Sparks. PS: Eu não chorrei com este livro, mas confesso que por muito pouco...

   Cássia G. Montouto faz uso de uma linguagem fácil e a narrativa flui bem. A autora mescla com harmonia drama e comédia, o que torna o romance leve. A diagramação me deixou, inicialmente, um pouco confusa, mas depois que entendi a divisão de capítulos, me encontrei dentro da história e pude aprecia-la melhor. O livro é curto e, a meu ver, curto até de mais. Em vários capítulos eu senti falta de mais explicações, mais diálogos...achei tudo muito corrido. Na minha opinião, algumas páginas a mais em alguns capítulos não faria mal algum.

   Pôr fim, digo que "Laços de amizade" é uma obra envolvente, tem uma trama bonita e de suas páginas flui uma variedade de sentimentos que é impossível não parar para refletir acerca de alguns deles (em especial o perdão). Eu indico a leitura com uma ressalva; se você não curte diálogos melosos, respire fundo, pois pode se irritar em alguns momentos. PS: "Eu" não curto romances com diálogos melosos, então me aborreci em alguns trechos, mas nada que tenha feito eu desistir do livro.

Algumas frases e trechos do livro

"Esta noite, vou pedir para as estrelas brilharem em sua direção e para sempre você será a luz que iluminará a minha vida. Eu te amo, minha menina! Casa comigo, amor? – disse Guilherme, retirando um anel de seu bolso"

"Jamais perca seu sorriso, pois ele vem de dentro de você para o mundo. Apesar de contarmos com o mundo para completar nossa felicidade, jamais devemos entregar a ele a nossa capacidade de amar. Essa é somente nossa!"

“O amor é sofredor, é benigno o amor; o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”


Sobre a autora

   Cássia Montouto é brasileira, nascida em São Paulo. É uma musicista, escritora e advogada apaixonada pela vida e pelas pessoas que sabem fazer a vida valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário