domingo, 17 de junho de 2012

"A letra escarlate", Nathaniel Hawthorne

 
Ficha técnica

Título: A letra escarlate
Autor: Nathaniel Hawthorne
Tradução de: Guilherme da Silva Braga
Editora: Best Seller Ltda (Edições Best Bolso)
Número de páginas: 255
Gênero: Ficção norte-americana, Literatura estrangeira

Sinopse (Retirada do próprio livro)

   Durante o século XVII, na comunidade puritana de Massachusetts, nos Estados Unidos, o adultério era um crime punível com a morte. Entretanto, a jovem Hester Prynne recebe uma pena considerada leve pelos habitantes de sua cidade: ela é obrigada a levar a letra "A" de adúltera bordada em suas roupas por toda vida, como marca de sua desonra. Hester enfrenta a humilhação diária e luta para criar sozinha a filha ilegítima, sem revelar a identidade de seu amante. A obra inspirou duas adaptações para o cinema, sendo a mais recente estrelada por Demi Moore. Publicado pela primeira vez em 1850, A letra escarlate permanece um retrato profundo e comovente das fraquezas e paixões humanas.

Minha Opinião

   Há alguns anos, eu assisti o filme "A letra escarlate" estrelado por Demi Moore, e gostei tanto do enredo que sempre quis ler o livro (considero os livros, "melhores contadores de histórias" que os filmes) mas na época, eu não tinha condições de comprar livros e, lembro também, de não tê-lo encontrado em nenhuma biblioteca que eu frequentava. O tempo passou, a ânsia em ler tal obra enfraqueceu e a leitura tão desejada, foi sendo adiada e adiada...até que, em um belo dia navegando pela net, me deparei com a imagem da capa do "dito cujo". Minha mente vagou para os anos de outrora e, fui tomada por um desejo ainda maior que o antigo de adquirir e ler esta obra. E eis aqui o desejo realizado...

   Sim, eu sei que o parágrafo acima se faz desnecessário para quem quer apenas saber minha opinião, mas eu me senti coagida a fazer isso e não encontrei meios de me abster de tal sentimento. As minhas expectativas em uma boa leitura foram grandes; as ótimas criticas que li a respeito desta obra e a ânsia "renovada" em lê-la, fizeram eu esperar muito deste livro...e vocês não podem (ou podem) imaginar a minha decepção ao iniciar a leitura e me deparar com a "A alfandega". Este é o título da introdução de A letra escarlate e aqui, Hawthorne escreve uma "quase" autobiografia, narrando um pouco a respeito de si mesmo em um texto de aproximadamente 40 páginas, que mescla realidade e ficção. Eu aprecio autobiografias e esta, por sinal, é muito bem escrita, a minha insatisfação se deu pelo fato de eu não esperar por isso e também (aqui, talvez minha ansiedade ajudou), por considera-la extensa e repleta de detalhes desnecessários para a introdução do romance. Mas, a leitura da mesma é válida, ela revela detalhes de como originou a história e o autor até se explica sobre o impulso autobiográfico que teve, então, não deixem de ler, mas se estiverem ansiosos pelo romance em si, leiam a introdução por último. PS: Creio que foi o "impulso autobiográfico" de Nathaniel Hawthorne, que me "coagiu" a escrever o primeiro parágrafo da "Minha opinião". Uma punição por meu desânimo inicial... (risos)

   A letra escarlate é um romance denso, forte e dramático do início ao fim. É um livro de narrativa reflexiva e de poucos diálogos, escrito de forma poética e linguajar esmerado. Hawthorne envolve o leitor (me envolveu) com uma história de amor, mistério e suspense repleta de detalhes, que impressionam pela realidade exposta. Não é uma leitura suave e em mim, causou angustia, porém, não arrependimentos, pois, passado o desânimo inicial com a introdução (conforme descrito acima) eu devorei cada página do romance. Adorei a trama e principalmente o desfecho final, que é diferente do filme que assisti (apenas não incluam neste "adorei" o destino dado ao amante de Hester. Na minha opinião, o autor "perdeu a mão" e fez uso de um folclore exagerado, o que não me agradou). Eu "super" indico a leitura.

Dica

   Aos que procuram um resumo do romance "A letra escarlate", eu encontrei na net, dois artigos muito bons. Eles são extensos, pois, não resumem apenas o livro mas, abordam e discutem os fatos que compõem a história do mesmo. A leitura é válida, apenas fiquem cientes que, todos os fatos importantes da obra são revelados, então, aos que curtem suspense, leiam o livro primeiro.

   Os sites dos artigos:



Algumas frases e trechos do livro

"Não pode haver ultraje contra a nossa natureza comum - quaisquer que sejam as delinquências do individuo -, não pode haver ultraje mais flagrante do que proibir o culpado de esconder o rosto. "

"O ódio, mediante um processo gradual e silencioso, chega até a converter-se em amor, a não ser que a transformação seja impedida por irritações contínuas relativas ao sentimento original de hostilidade."

"O público tem um temperamento despótico, é capaz de renegar a simples justiça, quando esta é exigida com demasiado fervor, mas, com a mesma frequência, concede mais do que a justiça ao ouvir o apelo, tal como os déspotas que adoram ver tudo feito conforme a própria generosidade."

"Aquela que um dia foi mulher e por algum motivo perdeu a natureza feminina pode, a qualquer momento, voltar a ser mulher, bastando para tal o toque mágico capaz de motivar a transfiguração. Veremos se Hester Prynne foi assim tocada e transfigurada."

"Tremei, homens, ao conquistar a mão de uma mulher, a não ser que conquisteis junto a paixão suprema de seu coração!"

"- Ó, riacho! Ó, riacho tolo e aborrecido! - gritou Pearl, depois de ouvir um pouco a conversa do córrego. - Por que estás tão triste? Ânimo, e chega de soluços e lamúrias!"

"A alma contempla seu rosto no espelho do instante que passa."

"O amor, seja recém-nascido ou desperto de um sono profundo como a morte, sempre traz consigo o brilho do sol, pois enche os corações de luz até que transbordem no mundo exterior."

Sobre o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário